top of page
Lendo um livro
Logo Psi (1).png

Doutas Besteiras

Um suspiro de diferença

  • Foto do escritor: Matheus Leão
    Matheus Leão
  • 28 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


A psicanalise trabalha a partir da fala, um processo complexo e profundo de saúde mental no qual a unica ferramenta do psicanalista são suas palavras, gestos e atos.


A psicanálise se fundamenta na fala pois é no dito, no expresso e no pensado que reside a inconsciência humana. Numa união de fatores abstratos cujo a junção é mais do que a soma de suas partes.


Uma unica palavra é a diferença entre uma angústia de sofrimento e um falarser da angustia. A diferença entre aceitar e não aceitar... A diferença, sutil, tênue, porem avassaladora diferença de sofrer ou ter paz.


E na fala reside esta palavra, na fala, no gesto, no ato.


Essa é a diferença sutil que nem sempre é ouvida e vista, gerando ditames populares como que "precisa apenas aceitar" / "cria vergonha na cara" / "precisa parar de ter medo e agir".


Essas são expressões de quem busca pela logica, pela explicação de fatos, se chegar a uma conclusão, a uma mudança. Porem a questão profunda não se cabe a logica, não a logica 2+2=4, mas sim na logica do inconsciente. Logica que não cabe apenas pensar em aceitar, agir, parar de ter medo, logica que cada mudança está em resposta a quem você é e deseja ser, e por estar no plano do desejo, a mudança apenas se dá pelo ato. Transformar a palavra no ato, o ato que transfigura uma palavra qualquer em uma ponte, uma ponte que se encaixa e metamorfoseia antigos paradigmas. Que retrocede a rede de significantes aquilo que ela é, uma constante resignificação.

Ato este que cabe ao processo de analise de cada um, porém que quando ocorre muda tudo, e cabendo ao tempo de cada pode demorar por anos, ou um simples suspiro. Um simples suspiro que fará toda a diferença...



Matheus Leão

Psicólogo Clinico

(11) 97300-3463


Loucura

Hoje presenciei uma cena que como psicólogo me faz querer pontuar algumas coisas importantes. Como quem me conhece sabe, sempre fui um...

 
 
 
A individuoindependência

Como psicanalista cabe a mim, a cada novo paciente, observar não os problemas (sintomas) mas sim relembrar o que cada um possui para...

 
 
 

Comments


bottom of page