Alguma coisa sobre estilo...
- Matheus Leão
- 7 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Estilo é aquilo que define a forma como você trará um pouco de si para aquilo que pretende fazer, em síntese: tornar autoral algo que todos fazem.
Para que se discutir estilo? Pois estilo tem a ver com o desejo que você coloca, tem a ver como a forma como somos capazes de tornar algo repetitivo e sofrido em algo em próprio e divertido de ser feito, afinal, como diria Confúcio "Escolhes um trabalho de que gostes e não terá de trabalhar nem um dia na tua vida."
Pois bem, para falar sobre estilo trarei um exemplo comum aos adolescentes e gamers, mas explanarei para aspectos mais cotidianos e menos informáticos:
Num jogo chamado League Of Legends o jogador tem de escolher um campeão para buscar defender sua base e conquistar a base inimiga junto com mais quatro jogadores aliados. Um dia desses jogando um pouco com meus amigos eu me deparo em uma situação extremamente angustiante e aborrecedora pois estou numa maré de derrotas e erros terríveis na qual eu por mais que tente não consigo vencer uma única partida. Após um discurso bem pertinente de um dos meus amigos parceiros no jogo eu me acabo refletindo e percebo que o campeão ao qual estou jogando é caracterizado como mago, e como tal possui um estilo de jogo baseado em atacar de longe e recuar após utilizar todo o arsenal de magias, aguardando o momento de atacar novamente (estilo ao qual eu não estava seguindo, pois devido a um estilo meu de jogo eu tendia a atacar constantemente e não aguardava o preparo de minhas magias).
Após essa reflexão resolvo jogar mais uma partida, na qual busco respeitar o estilo de jogo do campeão mago e inacreditavelmente, quase como magia, eu tenho uma boa performance durante o jogo, conquistando a primeira vitória do dia.
Quantas vezes em sua vida você insiste em fazer algo que tem de fazer, trabalho, encontros sociais, estudar, jogar e encontra-se num estado de incômodo e aborrecimento preenchido por extrema angustia? E não importa o quanto se esforce, o quanto insiste, o sentimento ruim apenas permanece e você se sente cada vez mais frustrado..
Quando se deparar num estado assim, talvez seja o estilo que está em questão. Qual seu estilo de fazer aquilo que faz? Como se pode transformar algo que fomos ensinados a fazer algo nosso, algo próprio ao seu jeito de pensar, seu jeito de agir, seu jeito de ser e existir..... e talvez, somente talvez, se a escuta estiver flutuante e a fala livre, um estilo pode surgir, e desse estilo algo que antes era apenas algo virar algo seu, virar desejo em cena, virar algo que antes era fardo e agora é divertido.
Em resumo, se você é um mago, pare de querer lutar igual um guerreiro, e se for um guerreiro pare de lutar igual um mago.
Encontre seu estilo.
Adorei o sentido dado ao significante “estilo”. Se fazer presente naquilo que faz de fato é um exercício fundamental de saber-se no cotidiano das nossas recitaras!