top of page
Lendo um livro
Logo Psi (1).png

Doutas Besteiras

A individuoindependência

  • Foto do escritor: Matheus Leão
    Matheus Leão
  • 28 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura

Como psicanalista cabe a mim, a cada novo paciente, observar não os problemas (sintomas) mas sim relembrar o que cada um possui para lidar com suas questões de forma singular e única.


Quem acompanha meus textos sabe que utilizo com certa frequência a palavra singular. Isto pois neste termo esta todo o fundamento de meu trabalho. Singular é aquilo que é único, imprevisível, diferente a cada ser humano, que em sua essência carrega consigo uma expressão unica de vida e viver.


Por muitas vezes encontro o processo psicanalítico sendo chamado de ultrapassado ou de muita escuta e pouca fala. Pois bem, na psicanalise na verdade encontra-se um trabalho muito especial, pois dentro da sala, na presença do psicanalista ocorre um processo de limpeza no qual o indivíduo encontra-se consigo mesmo e começa uma nova etapa da vida. Uma etapa onde aos poucos começa a acreditar que ele é capaz de lidar com sua própria angustia de forma própria.


E este é o ponto onde se encontra o analista, o ponto de permitir que a pessoa desenvolva uma força própria para viver. Uma força que surge de dentro para fora. E cabe ao analista se recordar que sua função se baseia neste único ponto, a liberdade da pessoa de ser e existir por ela mesma.


Matheus Leão

Psicólogo

(11) 97300-3463

Loucura

Hoje presenciei uma cena que como psicólogo me faz querer pontuar algumas coisas importantes. Como quem me conhece sabe, sempre fui um...

 
 
 

Commenti


bottom of page