top of page

Sobre

Biblioteca à moda antiga

Quem
Somos

   A psicanalise desde Freud se propaga como uma praga, entrando por cada canto e fresta possível, contaminando a todos que ousam chegar perto. Através de termos como narcisismo, édipo, sexualidade e inconsciente cada pessoa se sente compelido a sentir algo por este estudo tão abstrato.

  Já psicanalista é aquele, que por se comprometer demais com essa praga acaba por determinar que algo de seu ser, algo de seu sujeito está impresso e expresso através da psicanálise, e deseja transmitir de alguma forma o que essa praga foi capaz de fazer de mudança em sua vida e seu ser.

  O grupo de trabalho L’envers é constituído por um grupo de psicanalista, que contaminados por essa praga, desejantes de transmitir um pouco do efeito dessa subversão psicanalítica para o público, falando de saúde mental, psicologia, psiquiatria, poesia, vida rotineira ou qualquer coisa que se mostre capaz de trazer a qualquer pessoa (que esteja disposto a ouvir) um efeito de retificação, de mudança, capaz de uma coisa que antes fosse um problema possa virar uma questão, e de uma questão um desejo. E assim fazendo o avesso (l’envers em francês) daquilo que antes era um sofrimento hoje talvez ser um meio de viver.

Design sem nome (14).png

Nossa Equipe

Ana Thereza

Ana Thereza

Medicina Psiquiatra

Ricardo Camargo Dias

Ricardo Camargo Dias

Psicologia

Graduado em Psicologia, atua na clínica desde 2007 - atualmente em Ribeirão Pires (ABC). A partir de 2010 começou sua formação em Psicanálise, participando de cursos livres, grupos de estudos, debates, seminários, jornadas. Começou em 2020 mais uma etapa da formação permanente, Pós Graduando em Psicanálise pelo Instituto ESPE. Atua como Professor desde de 2007, atuou com desenvolvimento profissional na área organizacional, além de participar de palestras que é convidado, todas essas oportunidades colaboram na formação continuada e no processo de transmissão da psicanálise.
Mauricio Pinheiro

Mauricio Pinheiro

Psicologia

Apaixonado pela palavra, pelo que nela se se diz e pelo que nela se oculta, tornei-me um Psicanalista para me haver com isso e com aquilo, que faz com que as pessoas se saibam, naquilo que pensam não saber. Nesse jogo de esconde esconde que somente a espécie humana se arrisca a sustentar, enquanto transita entre o amor e a dor, no seu trajeto de se fazer existir.
Matheus Leão

Matheus Leão

Psicologia

Desde criança busco um espaço, espaço de ser, espaço de existir, espaço de permitir que os outros sejam para comigo. Enquanto crescia dedicava-me as curiosidades da vida, pego numa curva pela filosofia, numa outra pela psicologia, atravessando a avenida da loucura e no final desembocando na psicanálise. Formado em psicologia pela PUC Campinas, pós graduado em psicologia clínica, fundamentos da psicanálise e psicopatologia. A partir daquilo que chamam de loucura, que eu chamo de subjetividade, busco empreender um trabalho no qual possa contribuir para que cada sujeito encontre uma forma particular de viver bem, e que seja possível se viver bem. “A loucura é o fio que tece a sanidade”
Francine Cacace

Francine Cacace

Pedagogia

Pedagoga, Pós-graduada em Gestão Educacional, Pós-graduada em Inclusão com ênfase em deficiência intelectual.
bottom of page